por Jurema Cintra – advogada e amante de viagens


Claro que o Rio de Janeiro continua lindo apesar dos pesares. Desde criança que venho à cidade ver meus parentes.

Quando criança, dependemos de onde os adultos queiram nos levar, absolutamente normal, mas como sua família mora e trabalha no Rio, apenas nos finais de semana que tínhamos aventuras, e eram ótimas, com meus queridos tio Mário Luiz e tio Léo.

Quando adolescente, sua avó “não deixa você sair”, é perigoso e com toda razão viu?

Quando voltei ao Rio já adulta, não tinha Uber, nem Google Maps, ainda assim com mapinha e pedindo orientação  era difícil. Da última vez que fui em 2014 com meu esposo os passeios foram bons, mas eu não usava o aplicativo Trip Advisor e escolhemos um péssimo Hotel, péssimo de infra-estrutura mesmo. Tinha sempre um porém, um mini-trauma. Nunca era sensacional!!!!

Desta vez viajei sozinha a trabalho e para visita familiar e foi muito bom. Tirando um incidente com o AirBNB, acho que no Rio tem-se de tomar muito cuidado por causa do trânsito, barulho das ruas e as fotos não condizem muito com o apartamento. Tive de sair do Ap. e ir para um Hotel . Pena mesmo, por que já aluguei em outras cidades e foi ótima a experiência com o aplicativo.

A mobilidade no Rio está muito diferente e mudada, depois da Copa e Olimpíadas, realmente o centro mudou e ficou um legado, andei de BRT e Metrô e paguei apenas R$7,00 do Galeão até Copacabana. Saltei na estação Vicente de Carvalho do BRT que faz conexão com o metrô de mesmo nome. O Royal Palace Hotel era na frente da estação Cardeal Arco Verde,  praticamente. Isso foi fantástico. Baixei o aplicativo do Metrô.

 

Resultado de imagem para metro rio aplicativo

Daí, Metrô para baixo e para cima junto com VLT pelo Centro está fantástico.

Sabe aqueles programas que você sonha desde criança? Quando eu ia e vinha de Niterói com meu tio ou minha avó, eu via aquela Ilha linda, verde e ficava sonhando em ir lá. Quem não leu A Moreninha? E ficou encantada com o relato do último baile do Império. Pois bem, a Ilha Fiscal é aberta ao público e lá fui eu, peguei Metrô, saltei na Cinelândia e burucutu … VLT, não tem catraca, o máximo, amei, tudo na confiança, igual ao Metro do Porto-Portugal, ops!!! Tem fiscal e a multa se você não validar o cartão é pesada. Desça na estação São Bento do VLT.

O Ingresso para Ilha Fiscal é vendido no Centro Cultural da Marinha.  Ahh , é deslumbrante. Todas as fotos abaixo são originais, sem aplicação de nenhum filtro, a luz do rio dispensa artifícios.

Gostei da visita guiada, com certeza não iria ver alguns detalhes que só os guias sabem!!

Dragão cuspindo fogo- portão da Baía de Gunabara

 

A dica é fazer o passeio no 1º horário, depois sair caminhando pelo Boulevard Olímpico até o Museu do amanhã e almoçar em um dos food trucks estacionados. De tarde, é museu do amanhã e ainda dá para tirar muitas fotos no famoso painel do artista urbano Kobra.

é mágico

Eu me atrasei, fico zanzando e aí acabei fazendo tudo em dias diferentes. Para o Museu do amanhã saltar na Parada dos Museus do VLT. Hoje é visita obrigatória para quem vai ao Rio, tanto por que a arquitetura é linda, como a proposta da curadoria e a Praça Mauá ficou deslumbrante.

 

Já tinha lido numa revista e tinha muita vontade de ver, o Real Gabinete Português de Leitura. Também passa VLT pertinho saltar na estação Saara, ou saltar no Metrô Uruguaiana e ir andando. A rua é muito cheia, muitas lojas do comércio popular. Virando a esquina na Rua Luís de Camões, olha ele lá. Ah, nem parece rio, você passa pelo Saara com centenas de lojinhas, camelô, muito chinês e coreano e se depara com este prédio majestoso.

 

Quando entrei, já fiquei encantada com a recepção, mas quando adentrei o salão principal da biblioteca tive vontade de chorar de tão linda.

Olhe para o chão!

Olhe para o céu!

E é particular!! Não é do Governo, nem foi da realeza não. Um grupo de comerciantes portugueses que fundou e é Associação até hoje, Ler podia ser um ato bem glamouroso, não é?

Acervo de 350 mil livros de literatura portuguesa

 

 

Você pode consultar qualquer livro, qualquer um mesmo, só pedir á bibliotecária, a Vera me contou toda a história e foi muito gentil. Achei este relato das Navegações portuguesas e a transcrição, calma, não é árabe, é linguá portuguesa mesmo, diretamente de 1646 para meu imaginário em 2017.

Relato de navegações portuguesas

Transcrição- êita quanta riqueza!!

Saindo do Real Gabinete, eu desci a Rua 7 de setembro direto e tomei um Chá Inglês(que chic hein?) e um doce português artesanal na Casa Cavé. Pena que cheguei atrasada, eles estão lá desde 1860 e eu só conheci agora!!!! Ô que lástima, vontade de sentar ali todo dia, os cariocas reclamam da violência com toda razão, mas é um privilégio e tanto poder consultar um livro raro e depois sentar neste Salão de Chá centenário.

Frente

E aí caminhei até a Avenida Rio Branco e está muito seguro, por causa do VLT tem gente nas ruas até de noite, impossível em outrora.

Na Cinelândia, de tantas histórias que ouvia de minha mãe, sobre as matinês, fui no Cine Palacio, hoje Teatro Riachuelo, todo restaurado e assisti Vamp – O musical, sensacional. O teatro está uma coisa a parte de beleza e luxo, recuperaram tudo mesmo e o show de dança, música e efeitos especiais me surpreendeu.

No outro dia, minha programação noturna foi  na Lapa, Claro!!! Básico demais, e optei por conhecer uma rua diferente, fui No Rio Scenarium, um pouco mais acima, e me supreendi, primeiro que o local parece um antiquário, mas nada está à venda, é decoração mesmo. E além do tradicional samba, teve a Banda de Niterói, Blood Mary, já fiquei fã e já quero o CD. Letras de hoje com arranjos musicais dos anos 50, roubou a cena.

Deixando o Rio fui para Niterói. E quem pensa que Nik City não tem nada ,olha só a vista deste Hotel! Uau!! Isto por que era inverno no Rio.

De Copacabana até a praia de Icaraí em Niterói custou apenas 55 reais, ponto do famoso Museu Nave Espacial  de Niemeyer, o MAC. Meu lema é Uber, uber, uber(aproveita usa meu código e ganhe 20 reais de desconto na próxima corrida – mshw1tzyue). Claro, transporte público é prioridade, se eu não estivesse com presentes nas mãos, iria de Metrô até a Cinelândia ou Carioca, pegava um VLT até a Praça XV e pegaria uma Barca, passeio tão charmoso!!

Niterói bem que podia entrar pelo menos 2 dias em sua viagem, hospedar-se neste fantástico Hotel com piscina no terraço com borda infinita, ir no MAC, ver por-do-sol na Praia de São Francisco, Mercado do Peixe, ir no Mirante de Boa Viagem, passear pelo caminho Niemeyer e todas suas atrações, tirar um dia para conhecer o Parque da Cidade e suas belas vistas(esse ainda vou conhecer), comer em excelentes restaurantes. E ainda aproveitar o conforto do H Niterói Hotel:

Em Niterói, se come muito bem, segundo algumas revistas o melhor restaurante de comida portuguesa do Estado do Rio está  lá, a Gruta de Santo Antônio, fui e adorei.

Comi suspirando!!

Outra coisa que amo, é que os barzinhos servem Ova de peixe, sempre tem samba ao vivo fui no Salve Simpatia  e as padarias tem pão português com creme!!!

IMG_1320

Então, terminando este post, só mesmo a música do Djavan. Eu finalmente entrei em PAZ com o Rio e esta viagem virou um caso de amor permanente. Fiz tudo sozinha, foi ótimo. “É DEMAIS ESSA CIDADE!”

Acompanhe nossas viagens e dicas de turismo no snapchat @falecomjurema