ou Lugares Pitorescos para conhecer e comer em Ilhéus

por Jurema Cintra Barreto – advogada e amante de viagens e Gastronomia


Acho que sou a típica pessoa que viaja para comer. Sim, por que as marcas da cultura de um lugar estão nas comidas típicas e regionais.

Estando na Região Sul da Bahia há quase duas décadas, vivo procurando aqueles locais escondidos e pitorescos onde encontramos um bom prato.

Ilhéus, cidade turística e histórica ainda é deficiente nesta área de alimentação, mas vamos lá inovar.

No Giro Gastronômico parte 1 de Ilhéus começamos pela Zona Rural e é para lá que iremos voltar.

INÁCIO BAR- VILA JUERANA – Vila Juerana é um distrito de Ilhéus, situada na Beira do Rio Almada e fica há 12 kilômetros do Centro da cidade. Tem placas na rodovia BA 001, a mesma que leva à Itacaré. Então se estiver indo para a cidade do Surf, parar na Juerana e comer muito bem é um ótimo passeio. Apesar de ser um local simples e com muitos bares populares, um restaurante familiar se destaca. Inácio Bar na beira do Rio, pois ele é tocado pela família de Zete, professora e ativista social. Você vai passar por muitos barzinho cheios e com som de carro, não se assuste, siga adiante até achar a Placa de madeira “Inácio Bar”. As cadeiras ficam na Beira do Rio e debaixo de árvores antigas, amendoeiras, pés de fruta pão e beriberi(peça para o vizinho, que tem uma barraca de drinks, fazer uma roska de beriberi-inigualável).

img_6646

Tudo la é feito na hora, e o som é ótimo, eles não permitem aqueles paredões de carros. No quintal está a riqueza, Tanques com Guaiamuns, Caranguejos e as Galinhas Caipiras correm soltas no terreiro. Tudo a um passo do fogão. Robalinhos e peixes frescos pescados pela própria família. O lugar é simples, o tempero delicioso, daqueles cantinhos escondidos que vale mesmo a visita. Muitos aparecem de jet sky subindo o Rio Almada desde Ilhéus.

Guaiamum

Guaiamum

Particularmente adoro guaiamum, podemos escolher aqueles mais amarelinhos, ou “cevados”, comer robalinho frito, galinha caipira escolhida a dedo e tomar uma cerveja gelada. Depois apreciar um banho na prainha. Domingo pode estar mais cheio, e dái? Todos tem direito às belezas desta terra.

pagamento: só dinheiro

como chegar: de ônibus tem linha urbana Lagoa Encantada, Ponta do Ramo ou Itariri ou linha intermunicipal Ilhéus- Itacaré ou Itabuna-Itacaré da Rota Transporte. De carro, siga a BA 001, sentido Itacaré durante 12 km e vire a esquerda nas placas, siga direto até a Beira do Rio.

preço: $$


CAFÉ AROMAS E SABORES – Situado no Kilômetro  16 da BR 415, este Café fica no térreo do Pavilhão Adonias Filho da UESC- Universidade Estadual de Santa Cruz. Mas o que um café universitário está fazendo num post de gastronomia e bons pratos? Pois é, o local é pitoresco , um café pequeno para o público universitário, mas você vai se surpreender com a Sofisticação dos Pratos Executivos. Se você está de passagem, se está no engarrafamento da Rodovia Ilhéus e Itabuna, vale muito dar uma paradinha dentro da UESC e provar os pratos fantásticos. Comida de Chef. Além disso o Campus da UESC é no meio da Mata Atlântica, lindíssimo de ver e passear.

img_5914

Salmão com molho cremoso de maracujá, acompanha arroz com legumes, e salada de folhas e frutas com molho de mostarda e mel. HUMM!!!

Administrado pela Chef Genoveva Valentim, mais conhecida por Gê, de pequena comerciante, formou-se em Gastronomia em Londrina e aplica seus conhecimentos e talento no variado cardápio.

genoveva-Chef

 

Seguindo a Política do Menu do Dia, aproveita os Alimentos da estação  e mantém duas opções diárias com preços excelentes. Se você transita muito no trecho Ilhéus/Itabuna, sabe que nos 30 kms de extensão temos 01 única opção de almoço rápido, e para quem está com pressa o Café da UESC Aromas e Sabores é ideal. Estacionamento fácil, preço baixo, sabor incomparável.  Todo dia tem opções diferentes. Não deixe de levar para casa os pães caseiros, gosto muito do de banana e deguste os salgados integrais, particularmente o folhado de carne com ameixa picante é sensacional, uma explosão de sabores.

Sempre tem sobremesas interessantes também. Gosto de ir no dia de sexta-feira, pois além de comer uma prato inovador e delicioso ainda compro produtos orgânicos na Feira do Produtor no CEO, bem na frente do Café. Saio de barriga e sacolas cheias.

salada-integral

Salada de Quinua

pagamento: aceita dinheiro e todos os cartões

como chegar: de ônibus tem linha urbana Salobrinho. De carro, BR 415, km, 16 dentro da UESC, pavilhão Adonias Filho

preço: $


IATE CLUB DE ILHÉUS – Depois de comer na Beira do Rio Almada, num ambiente popular, comer no Café universitário cheio de jovens e vida acadêmica que tal mudar de ares e conhecer o IATE Club de Ilhéus. Situado no bairro  Cidade Nova, tem uma vista deslumbrante para o Mar, rompendo o preconceito de muitos não é um lugar elitista, pode ir com sua roupa de praia, simples ou de trabalho e será bem recebido.

img_6645

Restaurante Iate Club Ilhéus

Todos os dias tem pratos a La Carte, a cozinha é bem variada. Mas o turista e o próprio morador de Ilhéus não pode perder o Almoço Árabe que acontece toda quarta-feira. É sensacional. Ilhéus teve grande migração de povos turcos, sírios, libaneses, que influenciaram a arquitetura local, os costumes e a culinária. Afinal nem só de quibe do Nacib se faz uma cidade. O Almoço acontece todas as quarta-feiras, com preço fixo e buffet livre. A última vez que fui era 40 reais por pessoa; pela qualidade do lugar e do serviço, vale muito mais do que você ir num à kilo ou comer fast food sem graça em shopping.

Eu e meu esposo repetimos e tripitimos, marcamos encontros de negócios, ou vamos com amigos. Todo motivo é bom para ir quarta-feira no Iate. A entrada é livre no restaurante e o cardápio do buffet é fenomenal, mesmo para quem está de dieta, pois os pratos árabes são muito saudáveis. Carneiro cozido e assado, pastas de coalhada seca, berinjela, grão de bico, destaque para pasta de pimenta e goiaba, pão sírio, quibe cru, quibe de forno recheado, pastel sírio, mijadra, mini-charutinhos. Ai, ai, ai … só de escrever já fiquei na vontade. Vista linda para o Mar de Ilhéus, garçons muito educados, serviço impecável. É um deleite comer bem com a vista linda para a cidade e a brisa do mar adentrando o kioske de piaçava .

pagamento: aceita todos os cartões

como chegar: De ônibus terá de pegar qualquer linha com a placa  “via Cidade Nova”, saltar na Praça do Cacau e ir andando o restante do percurso, mas não recomendamos pois as ruas são muito desertas mesmo pelo dia. Se você não está de carro é quer economizar pegue qualquer ônibus via Cidade Nova, Salte na Praça do Fórum de Ilhéus e pegue um táxi , sairá bem barato. Melhor de Uber, táxi ou carro próprio. Rua Rotary S/N – Cidade Nova- Ilhéus. Próximo ao Porto.

preço: $$$

Leia também: Uma Noite em Salvador – o que fazer?

Restaurantes e Sustentabilidade

Itabuna – Giro Gastronômico

Ilhéus – Giro Gastronômico – parte 1

Quer mais dicas sobre onde comer e o que fazer em Ilhéus ? Siga nosso Instagram @juremacintra