Já escrevi aqui sobre Reveillon em Ilhéus, onde moro e em Viña del Mar quando passamos o Ano Novo no Chile.

Agora chegou a vez de Curaçao, país que escolhemos passar a virada de 2018/2019.

Caribe é um sonho e foi mesmo tudo especial.

No aeroporto pegue os Livretos e veja todas as atividades da semana no Reveillon.

Não encontrei sites que explicavam direitinho como tudo funcionava, algumas coisas descobrimos no susto mesmo. Alguns vídeos no Youtube me deram uma visão geral, então escrevo tudo que eu queria ter encontrado e não achei. Espero que gostem e já comecem a se planejar.

Nosso Vôo foi Ilhéus- Miami-Curaçao pela American Airlines. Sim, é possível comprar direto, e fizemos multi-trechos, pesquisa avançada. Ainda fomos para Aruba e Miami na mesma passagem. No aeroporto tem vários livros de desconto, panfletos com os eventos, pegue tudo, somos turistas, então quanto mais informação melhor, neles contém toda a programação da semana antes e depois do Ano Novo.

Chegamos dia 25/12, no Natal e isso baixou demais o preço da passagem, Avianca fazia … e tem muitos vôos saindo de Miami.

Curtimos bastante as praias e deu para ver TV, ouvir Rádio. O país é poliglota, os moradores falam Papiamento(lindo demais), Holandês, Inglês e Espanhol. Toda hora ouvíamos “Feliz Aña”(fonético). Por isso que não aconselho chegar no dia 31/12, por que se eu perdesse as atividades da tarde ficaria chateada, foi bem cultural, ainda precisaria de tempo para passar no mercado, comprar bebidas, comidinhas, etc.

No dia 31/12 acordamos cedo e fomos para as Cavernas de Hato, tentamos fazer mais um passeio e não conseguimos, tudo fechava meio dia. Prepare-se! Aí foi o pulo do gato, pois estávamos no Centrinho desde 12:00 e vimos coisas mega interessantes.

Sabe aquele hábito de brasileiro, curtir praia de dia, dormir, descansar para estar disposto na Virada? Esqueça, o reveillon de Curaçao começa as 14:00, sim, pelo dia.

Vimos vários tapumes, grades de proteção, uma aglomeração próximo a Pietermai em Punda e perguntei ao guarda o que se tratava. Ele disse que o desfile começaria 15:00. Mas que desfile???

Almoçamos por lá mesmo, sim, tem locais abertos, mas poucos. E 14:50 já ouvíamos os fogos. É muito legal.

PAGARA PARTY

Pagara é uma corda com tiros de fogos de artifícios que se coloca no chão. Segundo meu esposo é a QUEIMA DA COBRINHA, ou cobrona. Essa aí da foto tem 1 milhão de Tiro, isso mesmo 1 milhão.

Pagara – Curaçao

Foi um estouro louco, são ruas e ruas com várias Pagaras em Punda, mas pela manhã a gente já tinha visto umas pequenas na frente de lojas. Quando se encerra o ano, a empresa estoura a Pagara e todos funcionários comemoram e brindam, é muito legal. Todo canto tinha uma.

Mas a Pagara Party é bem organizada. Quando acende a primeira, é uma loucura, todo mundo sai correndo, acompanhando os tiros sincronizados. esquenta muito, e faz barulho. Algumas crianças usam protetor, mas não se assuste, quando eu disse todo mundo sai correndo, não tem aglomeração, nem muvuca.

Pensa a roupinha com cheiro de fumaça e a pessoa Feliz da Vida !!

Depois de muita fumaça, fogo e explosões começam as músicas.

Conheci o Tambu, música típica de Curaçao, outras bandas caribenhas tocaram, eu amei, parecia uma mistura de samba de roda e zambiapunga, lindo.

Me acabando de dançar. Músicos e tinham barraquinhas de comida

Lembre-se beber e encher a cara no Caribe só em dólar, então é pesadíssimo ao bolso. Cerveja cara, por isso que todo mundo leva seu cooler. Até na Pagara Fest.

Dancei, me acabei e voltamos para o carro. O que vi no caminho me deixou nervosa para a Virada do Ano. Muitas pessoas chegaram cedo e levaram cadeiras, mesas, prenderam com cordinha, corrente, tipo Copacabana. Eu pensei logo, humm que furada …

Como o povo local já estava levando cadeiras, eu pensei, ué, tenho de levar as minhas. Daí a dica valiosa para Curaçao, alugue apartamento e negocie cadeiras de praia ou silas de playa já inclusas no aluguel. Negociei, quando cheguemos não tinha, ôoo fiz uma carinha tão triste, no outro dia a dona do AP, nossa anfitriã do AIRNB apareceu com as bonitinhas. Ou então alugue para toda sua estada em pontos no centro de Punda; só para vocês terem noção, o aluguel custa 10 dólares na praia, imagina se for em 3 praias em 1 dia, é prejuízo total, 120 reais só de cadeira e nem falei do guarda-sol e do snorkel, uiiiii.

Daí fiquei com medinho de ter muvuca e fomos cedo, 22:00. Medo de brasileiro besta, tudo no Brasil é aquele inchaço, por que as festas nem sempre são democráticas e tem aglomeração que estraga o divertimento por exemplo de idosos, crianças… enfim… voltemos para Curaçao.

Camarote Vip e Bolsa com Vinho e Copos

Ledo engano. Estacionamos fácil, próximo ao shopping do Renaissance, colocamos as cadeiras dobráveis nas costas e fomos procurar nosso cantinho. A TV local Tele Curaçao, monta palco em Otrobanda, tem atrações a noite toda, já estava bem cheio, mas nada que não pegássemos um excelente local em cima da ponte flutuante, com vista privilegiada, mas se eu tivesse lido tudo que tem aqui neste artigo … não pensava duas vezes iria mais cedo, umas 21:00, levava ceia completa e ficava aí no meio do Povo vendo o show da tele Curaçao, afinal, nós gostamos de curtir tudo que um local faz, se enturmar, ser menos “turistão”.

23:59:50 começou a contagem regressiva, a queima de fogos foi linda, lindíssima, no sentido da Ponte Alta.

Virada do Ano- Queima de Fogos em Curaçao

ROUPAS

Todo mundo estava bem simples e confortável, não é tradição usar branco, alguns moradores usavam roupas com muito brilho, achei top, eu adoro saber os costumes locais.

Nada de sapato alto ou roupa sofisticada, afinal, tinha cadeira, bolsa, copos para carregar. Cooler com rodinhas seria ótimo, o nosso já estava no AP mas era grande e simples, por isso levamos 1 ecobag.

Olha que luxo esse pessoal aí:

COMIDAS

Como não vi ambulantes nas praias de Curaçao, achei que não teria nada e levamos Bolsa com Vinho, abridor e copos, além de 1 presunto cru, bem pouco e outro engano… tinha sim… vários locais para comer… inclusive aquele cachorro quente maroto.

A surpresa foi muito boa, as famílias levam a ceia toda para Rua, tudo mesmo, salada, pães, sobremesas, ô inveja!!!

Achei o Reveillon tão família, se soubesse disso teria levado tudo, fazia uma mini-ceia para duas pessoas, tinha muita coisinha gostosa no mercado Centrum. Pessoal estava com mesas, cadeiras, cooler grande, bebidas, tudo lindo, assistindo as apresentações e teve Tambu de novo!!!

Eu amei o Reveillon de Curaçao ou Korsou, desde a PAGARA pela manhã, o TAMBU , a queima de fogos e a Ceia no meio da praça de Otrobanda. Tudo simples, gostoso, queima de fogos longa e linda. Muito bom para família, casal ou viagem solo.

Nosso Camarote VIP !!!!!

Se você está planejando em ir para CURAÇAO vão as dicas mais importantes.

AIRBNB – melhor hospedagem; ficar preso em Resort ou hotel caro, nem pensar, são mais de 30 praias belíssimas para explorar. Quer desconto no seu primeiro aluguel, clica aqui e aproveita, ficamos em Parasasa, no Condomínio Royal Palm e foi excelente.

Moeda: Dólar e Euro. Não faça câmbio para Florins por que você já receberá como troco e use esses benditos florins até o último dia, será difícil fazer câmbio para dólar de novo, tem fila nos bancos locais. Para facilitar leve cartão de Débito de Viagens, eu uso o WISE, pago em real e ele pode ser usado para fazer câmbio em mais de 153 países, ague apenas 1,1% de IOF ao s invés de 6% do cartão de crédito. è muito fácil adicionar crédito e a melhor taxa de câmbio e posso fazer saque no Caixa 24 horas. Clica AQUI para ver tudo sobre o WISE, sua conta digital internacional e você ainda ajuda o Blog a se manter.

Cadeira de praia, cooler e snorkel. Se você vai passar 01 semana ou mais, compensa muito, comprar snorkel no Brasil e já trazer, e alugue apartamento com Cooler e Cadeiras de Praia, negocie. Talvez até comprar no mercado lá saia mais em conta do que alugar cada ida à praia.

Carro. A Ilha é grande, muitas praias e você terá mobilidade se estiver motorizada(o). Alugamos com o dono do Apartamento e foi a melhor coisa para não pagar taxas extras…aquele tormento das grandes empresas

Quer saber mais de Curaçao? Em nosso Instagram tem vários destaques e posts, clica aqui ou segue lá @juremacintra e DUSHI!!!!!!