Por : Jurema Cintra Barreto – advogada e amante de viagens e gastronomia

Série de artigos de Gastronomia e Turismo nas cidades que visitamos. É uma forma de compartilhar boas experiências, descobrir locais escondidos e aquelas comidinhas especiais.

Nossa próxima parada é Itabuna,  região grapiúna, sul da Bahia, decidi falar de restaurantes, em um próximo post faremos um giro pelos bares.

EMPÓRIO BAHIA – Sem dúvida é meu restaurante preferido em Itabuna. Comida contemporânea e uma adega fantástica. O nome  ‘Empório’  foi muito bem pensado, afinal tudo que você come ou bebe pode ser comprado na lojinha e na padaria que serve pães artesanais e frescos todos os dias. No almoço o combo executivo é um atrativo pro bolso pois entrada, prato principal e sobremesa fica por menos de 50 reais numa comida de chef. Sempre tem eventos especiais, como jantar harmonizado em que um Somellier explica a combinação de cada vinho com os pratos servidos e jantares temáticos, fomos no mexicano. Ambiente confortável com três pavimentos, no térreo em que vemos todo o trabalho da cozinha, o pier com paisagismo bem bonito e a parte superior onde existe o salão em que se faz eventos; tudo com muito requinte sem ser suntuoso demais. O atendimento do maitre, dos garçons, recepcionistas, proprietários é muito bom e todos são qualificados e atenciosos. Gosto de provar as opções cardápio aos poucos pois sempre tem surpresas, daquelas boas. Os pratos servem bem e a maioria são individuais. Outro ponto positivo é que como a adega é grande tem muitas garrafas de Vinho de 375ml ou 180ml para aqueles dias em que você quer beber pouco ou sozinho, inclusive mini-garrafas de espumante que combina com tudo afinal!!! Filé a parmegiana com massa é prato obrigatório.

Outro fator que me atrai muito é a preocupação ambiental da casa, no estacionamento vemos a horta orgânica, assim todas as hortaliças e folhas vem da produção própria e todas as garrafas usadas são destinadas para artesanato.

pagamento: aceita  cartão de crédito e débito

como chegar: qualquer ônibus que passe pelo shopping, saltar no próximo, mas à noite a rua fica muito escura, então ir de táxi ou carro é mais barato e seguro. Em Itabuna os motoboys são legalizados e se estiver de passagem pela cidade economize no transporte e se delicie com os pratos.  Rua Pernambuco, 146, bairro Jardim Vitória.

preço: $$$$    (combo-executivo $$)


 

FEIJOADA DO MAZINHO – tradicional na cidade, situada num bairro mais afastado do Centro. Serve comidas regionais como carne do sol, galinha caipira inteira para 5 pessoas, bisteca de porco e a famosa Feijoada. Ambiente simples e descontraído. Atualmente vemos algumas reclamações nos preços um pouco salgados. Comida caseira gostosa e pratos bem servidos .galinha caipira mazinho

pagamento: aceita  cartão de crédito e débito

como chegar: qualquer ônibus para o bairro Santo Antônio. Em Itabuna os motoboys são legalizados e se estiver de passagem pela cidade economize no transporte e se delicie com os pratos. Rua Valquiria De Oliveira, 144, bairro Santo Antônio.

preço: $$$


 

CANTINHO DOS AMIGOS – uma das últimas descobertas que fizemos na Itabuna. É a garagem de uma família, local simples, sem nenhum atrativo aparente, nem dá vontade de entrar, pois tudo adaptado, aquela área aberta numa casa comum. Ah, aí está todo o charme, na simplicidade do ambiente encontramos a elegância nos pratos. A lambreta na chapa é sensacional, digna dos melhores chefs. Assim, o cantinho que era dos amigos virou para mim um cantinho gourmet. Tem também pratos tradicionais baianos como as moquecas, que são bem servidas, mocotó, e alguns pratos e carnes acompanham andu(feijão verde típico do nordeste) e pirão.

Tudo servido  é muito gostoso e eles também aderiram à sustentabilidade: possuem horta orgânica na entrada, assim todas as saladas vem com temperos e hortaliças frescas.

pagamento: aceita apenas dinheiro (estranho nos dias atuais)

como chegar: qualquer ônibus para o bairro de Fátima, saltar na porta do colégio Ciso, ou linha Vila das Dores, saltar no pé da ladeira, próximo a Igreja dos Mórmons. Em Itabuna os motoboys são legalizados e se estiver de passagem pela cidade economize no transporte e se delicie com os pratos. Rua do Cruzeiro, 466, bairro de Fátima.

preço: $$


 

CANTINHO CASEIRO – É …., Itabuna já gosta de cantinhos ali e acolá. Para finalizar, apresentamos  uma comida caseira no Centro da Cidade. Quem tem de almoçar todos os dias na rua costuma enjoar, então aí está outra descoberta recente, daquelas que os amigos dos amigos indicaram: um PF com qualidade. Vai entrar na minha lista  dos  melhores PF do mundo. Apenas 10 reais, acredite a partir de 10 reais você come muito e gostoso. Os proprietários são gentis e atenciosos, é um local pequeno, simples e apertado, mas quem vai fica fã do tempero e do zelo das cozinheiras. Toda sexta-feira tem um caruru delicioso. Tem  variedade de saladas algo que a maioria dos PF(prato feito) não tem. Vivenciar a diversidade também é sentar junto na hora de comer, afinal comida boa é para qualquer “classe”.

pagamento: aceita cartão de débito e crédito

como chegar: bem ao lado da Catedral de São José, de ônibus pegar qualquer linha Centro e descer na avenida Amélia Amado  no ponto do colégio AFI

preço: $

As impressões expostas representam as opiniões pessoais da escritora bem como experiências vivenciadas e não houve qualquer tipo de patrocínio dos locais avaliados.