Por : Jurema Cintra Barreto – advogada e amante de viagens e gastronomia

Iniciaremos uma série de artigos de Gastronomia e Turismo nas cidades que visitamos. É uma forma de compartilhar boas experiências, descobrir locais escondidos e aquelas comidinhas especiais.

Vamos começar  por nossa casa, nossa amada região grapiúna.

Em Ilhéus nosso Giro começa pela zona rural.

CASA DA EMPADA: situada na Rodovia Ilhéus- Itacaré, na Ponta do Ramo à 39 km de Ilhéus. A Casa da Empada, ou Empadinha está sempre no topo do TriAdvisor como número 1 em Ilhéus. Sua fama faz jus. Em dias de muito fluxo como feriados e fins de semana terá uma pequena fila. O carro chefe são os pratos com camarão, e que camarões!!! De entrada sempre pedimos empadinhas que possuem uma massa divina, macia e recheios fartos  com qualidade. Acho que já experimentei todos os sabores, nem tenho preferido de tão bons que são: carne seca com catupiry,  camarão, palmito, caranguejo, escarola, tomate seco, etc,  enfim são apetitosas. Se for lanchar abuse mesmo das variedades doces e salgadas, se for almoçar, não exagere pois uma é suficiente como entrada.

Os pratos são bem  variados, nossos preferidos são camarão oriental e camarão agridoce servido no abacaxi e serve de 2 a 3 pessoas muito bem. As caipirinhas e roskas são diferentes pois levam pimenta ou gengibre, vale experimentar. Os sucos de frutas da região, não deixem de provar o de araçá-boi que é uma goiaba silvestre. As sobremesas variam desde empadas doces à tortas especiais: alemã, de coco ou abacaxi.

A decoração do local é outra excelência, aquele clima de praia, muitas plantas e flores naquela vegetação de restinga que quase se encontra com a Mata Atlântica.

pagamento: só dinheiro ou cheque/não aceita cartão

como chegar: de ônibus tem linha urbana Ponta do Ramo ou Itariri ou linha intermunicipal Ilhéus-Itabuna- Itacaré da Rota Transporte

preço: $$$


CAMARÕES E MARISCOS: Ainda na linha dos camarões, se você estiver chegando em Ilhéus, vai passar pela Rodovia 415, a famosa Ilhéus-Itabuna e no meio do caminho, 6km antes de Ilhéus, no bairro Banco da Vitória o restaurante do senhor Lourival é imperdível. Você provará moquecas de peixe e imensos camarões pistolas  mariscos e o famoso Pitú que é um camarão de água doce muito apetitoso e que cresce bastante. salão simples- moquecas esplêndidas

O local é simples e o restaurante familiar, a mãe do senhor Lourival era conhecida em Ilhéus pelas moquecas e o filho herdou o negócio. Aquele lugar onde os moradores frequentam sempre pois a comida gostosa é servida bem rápido  mas que não aparece nos guias oficiais de turismo. Vale muito a visita, sempre que recebo amigos é passagem obrigatória e todos saem muito satisfeitos. Os pratos são fartos e comem 3 pessoas muito bem, todos vem acompanhados de pirão, farofa de dendê, farofa de manteiga, arroz e vinagrete.

salão simples- moquecas esplêndidas

pagamento:  aceita cartão de débito e crédito

como chegar: de ônibus tem linha urbana Banco da Vitória  ou Salobrinho. Saltar na frente da Padaria.

preço: $$$


 

FEIJOADA DO SODRÉ: situada no centro da cidade, ao lado da grande Catedral de São Sebastião é ponto tradicional dos Ilheenses. Funcionava antigamente no bairro da Barra e mudou-se pouco anos para as novas instalações.  Decoração com a cara da cozinha baiana, é ideal para comer aquelas típicas comidas mais “pesadas” como feijoada, sarapatel, rabada, mocotó, fatada, galinha ao molho pardo. Tudo feito com muita higiene e não pesa no bolso nem no estômago. Tem opções leves também como peixe.FullSizeRender (19)

Serve porções para duas pessoas e individual também, então se você está morrendo de vontade de comer aquele mocofato e seu amigos não, a Feijoada do Sodré atende seus desejos.

pagamento:  aceita cartão de débito e crédito

como chegar: de ônibus qualquer  linha urbana que passe pelo centro da cidade, saltar no Hospital São José ou no terminal Central e vir caminhando pelo centro histórico até a Catedral, logo verá a placa.

preço: $$


 

MIRANTE em família : barzinho bem comum, nada demais o espaço, mesas de bar, o que é muito bom são os mariscos e a cozinha. Tudo que você pedir virá gostoso, a Jacuba que é uma carne de charque com farofa d’água e os catados vem muito bem temperados. O que mais gostamos são os Guaiamuns e caranguejos, você escolherá vivos, no aquário e serão feitos na hora, com coentro e sal, pode acompanhar pirão. Para quem não conhece guaiamum é uma espécie de crustáceo, bem parecido com o caranguejo só que é azul  e vive na parte mais dura do mangue, sobe em árvores e sua carne é bem saborosa, menos doce que a dos demais mariscos. São cevados, alimentados com dendê para ficar grandes e mais suculentos e carnudos ainda, peça guaiamum “gordo e cevado”.  Lorena, a proprietária, é super gentil e trabalhadeira, serve a cerveja mais gelada de Ilhéus, aquela véu de noiva, todas saem assim, não sei como ela consegue tanta uniformidade.

pagamento:  aceita cartão de débito e crédito

como chegar: de ônibus qualquer linha que passe pelo Bairro Pontal. Descer no Ponto do Ilhéus Hotel e ir andando 3 minutos. Rua Coronel Pessoa, 299, bairro Pontal

preço: $


Leia também: Ilhéus- Giro Gastronômico- parte 2

Por que o Ilheense ama Guaiamun

Roteiro – 2 dias em Ilhéus e Itacaré

Rafting em Itacaré – Aventura e Cultura


PIZZARIA PINOCCHIO: A pizza, a massa, o recheio, tudo é gostoso nesta pizzaria, os pratos italianos também são variados e fartos. São as redondas que mais gostamos em Ilhéus. Os sabores especiais como Romana com presunto parma, rúcula e tomate seco são excepcionais e outra de carne de bode com catupiry. Tem dois ambientes e sentar no mezanino é romântico pois se vê toda a baía do pontal e o encontro do rio com o mar. As crianças adoram pois é toda decorada com bonecos do famoso livro que conta a história do boneco de madeira mais famoso do mundo, o Pinocchio. Ambiente praieiro, comida italiana da maior qualidade. Costumamos sair de Itabuna somente para apreciar os diversos sabores. foto-facebook

Os turistas hospedados nas pousadas do Pontal podem ir andando perfeitamente e admirando a orla.

pagamento:  aceita cartão de débito e crédito

como chegar: de ônibus qualquer linha que passe pelo Bairro Pontal. Descer no Ponto do Ilhéus Hotel . Avenida Lomanto Júnior, 1426, bairro Pontal

preço: $$$


 

Jurema Cintra

Jurema Cintra

BUTECO DO POSTO – deixei por último pois foi a nossa última descoberta. A cidade não oferece tantos locais, então garimpar é preciso. Este bar é novo e fiquei encantada. Atendimento rápido, chopp geladíssimo, cardápio variado, estilo steak house, hamburguer artesanal, segurança, banheiros novinhos. Decoração, arquitetura tudo bem bolado. Eficiência que até admiramos, pois em Ilhéus alguns locais são bem precários, até mesmo casas famosas pecam em atendimento e qualidade. O Buteco do Posto é  se tornou nosso novo point, queremos provar mais e mais coisinhas do cardápio. Para quem está hospedado nas Praias do Sul ou Milionários fica bem próximo e não tem de pegar a Ponte que engarrafa o  tempo todo. Vale apreciar e degustar.

pagamento:  aceita cartão de débito e crédito

como chegar: de ônibus  linha Olivença, Acuípe, Ceplus. Se estiver no Pontal ou Praias do Sul o táxi ficará barato.

preço: $$

 

Este artigo reflete as impressões pessoais da escritora e não teve qualquer espécie de patrocínio ou favorecimento pessoal.

Ficou com vontade de conhecer Ilhéus e degustar essas delícias. Veja agora no Booking as melhores hospedagens e a GOL tem vôos diários para a cidade.


//